Cruzeiro do Sul - Acre, quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Publicado em 17 de setembro de 2013

Bancários entram em greve amanhã

nova agencia banco do brasilAs agências bancárias de Cruzeiros de Sul funcionarão parcialmente nesta quinta-feira (19). Em assembléia realizada em Rio Branco, os bancários aprovaram greve nacional a partir da 00 hora de amanhã. O presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, disse que “o setor mais sólido e lucrativo da economia do país” apresentou uma proposta considerada “indecente” de um acordo salarial de apenas 6,1% .

Batistela explica que os bancos têm como melhorar a proposta apresentada na última negociação, pois a quase totalidade dos acordos salariais assinados no primeiro semestre em setores econômicos menos lucrativos que o financeiro teve aumentos reais. “Nos últimos anos os bancários têm demonstrado um grande poder de mobilização e de pressão e por isso conquistaram aumentos reais de salários e outros avanços econômicos e sociais. Somente uma greve muito forte da categoria fará os bancos melhorarem a proposta”, declarou o dirigente.

 Ainda segundo ele, além de negar aumento real nos salários, pisos, e todas as verbas salariais (os 6,1% apenas recompõem a inflação do período medida pelo INPC, de 6,93%), a proposta da Fenaban ignora todas as reivindicações dos bancários sobre emprego, saúde e condições de trabalho, segurança e igualdade de oportunidades.

“Somente os seis maiores bancos tiveram lucro líquido de R$ 29,6 bilhões, alcançando a maior rentabilidade do sistema financeiro internacional, graças principalmente ao aumento da produtividade dos bancários”, justificou Edmar Batistela.

Tribuna do Juruá – Jorge Natal

Compartilhe

    Deixe seu comentário

    Mensagem (Obrigatório)

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS