Cruzeiro do Sul - Acre, quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Publicado em 10 de setembro de 2013

Apadeq realiza palestra preventiva para alunos do Senai

As palestras visam alertar os alunos sobre os efeitos acarretados com o uso das drogas

palestra apadeq senaiCerca de 80 alunos do serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senai) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) receberam na tarde desta segunda-feira (09) uma palestra preventiva ao uso de drogas realizada pela Associação de Pais e Amigos dos Dependentes Químicos (Apadeq). Atentos, os estudantes ouviram todas as orientações e ensinamentos ministrados pela psicóloga da Apadeq, Drª Clesida, e pelo presidente da instituição Raimundo Felício, o Branco.

agel bandeira“ Essa palestra é muito importante, pois mostra a importância da prevenção ao uso de drogas, mostrou os efeitos que ela causa no nosso organismo, isso é importante para a conscientização” disse o aluno Agel Bandeira.

Durante a atividade foi apresentado para os jovens e adultos a importância da vida sem drogas e os perigos ocasionados com o uso das substâncias entorpecentes. A psicóloga abordou os tipos de entorpecentes e a classificação, explicando que existem os depressores, os estimulantes e os perturbadores. Além de enfatizar as características dos usuários de drogas, que vão desde as mudanças bruscas no comportamento, depressão, inquietação motora, isolamento, irritabilidade, desaparecimento de objetos, entre outros.

gianine borges“Nós jovens somos os mais vulneráveis às drogas, e a palestra evita que nós possamos entrar nesse mundo que destrói a vida de tantas pessoas” falou a aluna Gianine Borges.

Foi apresentado ainda um vídeo mostrando pessoas antes e depois do uso das drogas. A Apadeq realiza os trabalhos de prevenção em diversas áreas, desde instituições públicas como escolas, órgãos governamentais e instituições privadas, como empresas de diversos segmentos.

ana paula da costa coordenadora pedagogica senai“ Essa palestra tem o sentido de prevenção, a pessoa tendo os ensinamentos ela pode se livrar de muitas coisas, então a palestra vem de encontro com um projeto nosso de Rio Branco”, destacou Ana Paula da Costa, coordenadora pedagógica do Senai.

Para Raimundo Felício, o Branco, as ações tendem a prevenir o uso das drogas, mostrando para as pessoas os malefícios que o entorpecente pode ocasionar na vida do ser humano.

palestra apadeq“A Apadeq além de tratar as conseqüências das drogas, dos que foram vitimados, ela leva também a prevenção nas escolas e nas empresas privadas. Isso já há aproximadamente 10 anos. Algo que nos emociona e chega a nos impactar a fazer ainda mais esse trabalho”, enfatizou o presidente.

As orientações dadas pela Apadeq ajudam os alunos e professores a prevenirem o uso de drogas dentro e fora da instituição, além de reconhecer pessoas que possam chegar a ter envolvimento com as drogas e poder dessa forma ajudar outros indivíduos. A prevenção já faz parte do cronograma de atendimento da instituição, embora ela não seja governamental, as ações fazem parte do planejamento de trabalho, tanto em órgão públicos, como nos privados.

Tribuna do Juruá – Vanísia Nery

Compartilhe

    Comentários:

    1. enevaldo disse:

      Sou Agente da Policia Civil do Distrito Federal, agora aposentado, e com mais de 10 (dez) anos de experiencia em proferir palestras sobre uso preventivo e indevido de drogas, vejo que a prevenção é o único caminho para o Não uso de drogas, quem tem informaçao tem o poder de dizer nao às drogas, fico à disposição para convites para estar atuando com Palestras sobre o uso indevido de drogas.
      moro em Brasília, contato enevaldorodri@ig.com.br

    Deixe seu comentário

    Mensagem

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS