Cruzeiro do Sul - Acre, segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Publicado em 1 de julho de 2016

Antônio de Paula recebe homenagens na Câmara de vereadores de Cruzeiro do Sul

antonio de paula velorioO corpo do líder ambiental, seringueiro e soldado da borracha Antônio Francisco de Paula, foi velado durante toda sexta-feira (01) no saguão de entrada da Câmara de Municipal de Vereadores de Cruzeiro do Sul. Várias autoridades civis, militares, politicas, eclesiásticas, parentes e amigos estiveram presentes no local.

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales compareceu ao velório.

Uma moção de condolências feita pelo vereador Valdemir Neto foi deliberada em sessão ordinária da Câmara de vereadores, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Vale do Juruá pelo seringueiro.

 O primeiro presidente da AMAJ, Leôncio Cerqueira lamentou a morte do amigo.

 “Foi uma grande perda não somente para sociedade acreana, mas para meio ambiente” comentou.

O homem ligado as causas ambientais, tinha 88 anos, e faleceu no final da tarde desta quinta-feira (30), no hospital do Juruá, vítima de acidente vascular cerebral (AVC).

No dia do ocorrido, seu Antônio tinha realizado uma caminhada, como de costume, pelo centro de Cruzeiro do Sul. Ao chegar em casa sentiu-se mal. Levado ao hospital não resistiu a crise do coração e faleceu na noite desta quinta-feira.

Antônio de Paula era natural do estado do Ceará, nascido no município de Nova Russas, e no ano de 1950 chegou à Amazônia. Na região ele sempre lutou pelos seringueiros e ribeirinhos, o que resultou na primeira unidade de reserva extrativista, a Resex do Alto Juruá, através da qual ajudou a implantar um modelo de saúde definido à realidade dos povos da floresta.

Atualmente lutava pela preservação dos rios e igarapés da região através da ONG Amigo das Águas do Juruá, da qual era o presidente.

Por suas lutas junto ao meio ambiente, Antônio de Paula chegou a ter um destaque em nível nacional sendo entrevistado pelo apresentador Jô Soares.

Nas redes sociais, foram diversas as postagens feitas por pessoas consternadas com seu falecimento.

 O senador Jorge Viana disse que: “O Acre está de luto. Perdemos um mestre da floresta”

 O Jornalista Nelson Liano escreveu: “Tive muita amizade com esse seringueiro que sempre batalhou pela preservação da Floresta Amazônica”

O Governador Tião Viana através de uma nota de pesar lamentou a morte do senhor Antônio Francisco de Paula, um dos ativistas pioneiros da causa ambientalista no Acre.

Um dos filhos do ambientalista Gessé de Paula, em nome da família, agradeceu as diversas manifestações de solidariedade que vem recebidas.

Como homenagem, amigos cantaram o hino do seringueiro a àquele que foi incansável na defesa do meio ambiente e consequentemente na defesa dos povos da floresta.

O corpo do líder ambiental, seringueiro e soldado da borracha, Antônio de Paula foi sepultado no cemitério Jardim da Paz em Cruzeiro do Sul, na tarde desta sexta-feira.

A equipe de jornalismo do site Tribuna do Juruá se solidariza com a grande perca para todos os acreanos.

Tribuna do Juruá

Compartilhe

    

    Site desenvolvido por Agência Live Design

    Fones: (68) 3322-7302 / 9998-9802
    Responsável: Cleonildo R. do Nascimento

    REDES SOCIAIS